segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE LIDERANÇA

Alguns se tornam líderes porque possuem qualidades inatas de liderança. Outros, que não as possuem, vêm a ser exce­lentes líderes mediante treinamento específico. Contudo, mesmo os líderes natos precisam de aperfeiçoamento, pois ninguém nas­ce totalmente preparado para tal incumbência.
Deus me chamou para o ministério há muitos anos, mas não .....

foi da noite para o dia que me encontrei realmente preparada para assumir uma posição de liderança. Também não foi apenas uma questão de semanas para chegar ao topo da liderança. Cheguei a pensar que já estivesse pronta, mas, na verdade, não estava. O problema era que o fruto do Espírito não era visível em minha vida1 nem evidente em meu caráter. Eu não demonstrava possuir estabilidade, fidelidade, paciência, alegria, amor, bondade, genti­leza nem mansidão. Quanto à humildade, era ainda pior: eu não tinha absolutamente nenhuma. Só pensava em mim mesma; só me importava com os meus próprios desejos, agindo como que­ria. Se naquela época eu estivesse numa posição de liderança, ao invés de ajudar as pessoas a trazer à tona o melhor de si, como um líder deve fazer, eu certamente teria transformado a vida dos meus liderados e a minha própria numa tragédia. Apesar de tudo isso, porém, Deus me vocacionou para ser líder. Às vezes eu ficava me perguntando por que Ele não chamava aqueles que já se encon­travam plenamente preparados para liderar. Hoje creio que Ele não o faz porque não conseguiria encontrar ninguém assim: tais pessoas não existem.
É impressionante constatarmos que há um grande número de pessoas talentosas que estão ociosas, sem fazer absolutamente nada. Talvez você, leitor, seja uma delas. Nesse caso, afirmo-lhe que o fato de Deus usá-lo ou não depende de muitos outros fato­res além dos dons e talentos que Ele lhe deu. O fato de Deus nos usar ou não está relacionado ao nosso caráter, à nossa maturida­de, que é o fruto do Espírito, bem como à nossa conduta e à atitude do nosso coração.
Neste estudo, quando menciono o coração da pessoa, refi­ro-me à maneira como ela se relaciona com Deus, com os outros e com as circunstâncias. Poderíamos até mesmo substituir a pala­vra coração pela palavra atitude. Creio que Deus nem sempre usa as pessoas mais talentosas, mas aquelas que têm a melhor atitude interior, isto é, que têm um coração reto para com Ele.
Muitos tentam ser líderes, mas nunca passaram por um pro­cesso de treinamento. Também não amadureceram nem desen­volveram o caráter e têm uma atitude errada no coração. Se con­tinuarem assim, creio que nunca serão os líderes que Deus quer que sejam. Para ser um líder forte, há certas experiências pessoais pelas quais precisamos passar, ao mesmo tempo em que devemos mantemos a atitude correta no coração.
Mas por que deveríamos querer passar por certas coisas para desenvolvermos o potencial que Deus nos deu? Bem, uma das razões é que só atingiremos a plenitude quando desenvolvermos esse potencial.
Alguns gostariam de desenvolver o seu potencial, porém não sabem nem por onde começar. Outros até o sabem, mas não sa­bem como avançar para alcançar a linha de chegada. Se você se enquadra em uma dessas categorias, este livro o ensinará a alcançar seus alvos e a cumprir os bons planos de Deus para você. Irá também aprender o que é necessário para desenvolver as qualida­des de um líder eficaz.
Antes de escrever este livro, li a obra The Making of a Leader (O Desenvolvimento de um Líder), de Frank Damazio. Ali encontrei informações muito úteis, principalmente no que se refere à condi­ção do coração, ao desenvolvimento do caráter, ao processo de preparação para exercer a liderança, a avaliações relativas ao exercí­cio da liderança e às qualidades que ele requer. Lendo isso, me senti inspirada a desenvolver um pouco mais alguns desses assuntos nes­te estudo. Aliás, creio que esse livro de Frank Damazio pode bene­ficiá-los grandemente. Por isso o recomendo muito, e o incluí na lista de leituras recomendadas no final do livro.
Embora os ensinos deste livro sejam dirigidos a líderes e a aspirantes à liderança, ele contém instruções práticas para o dia-a-dia que podem se aplicar a todos os que desejam experimentar tudo o que Deus tem para a sua vida. Além disso, mesmo para quem não tenha a intenção de assumir um cargo de liderança, Deus pode ter outros planos em mente. Afinal, nunca se sabe o que Deus tem planejado para o nosso futuro. Talvez Ele tenha mais coisas reservadas para nós do que possamos imaginar! Afi­nal, a maioria de nós quer liderar algo, mesmo que seja alguma coisa bem simples. O ser humano tem um desejo natural de estar no comando de algo.
O líder não é necessariamente alguém que possui um grande ministério ou que ocupa uma posição por meio da qual pode in­fluenciar milhares de vidas. O líder é tão-somente alguém que está no comando das coisas em seu âmbito de influência. Neste livro, quero compartilhar o que Deus me ensinou nesses anos, orientando-me desde o início, quando eu manifestava minha im­paciência no meu âmbito inicial de influência, que era o ministé­rio com poucas pessoas em nosso estudo bíblico em casa, duran­te um tempo, até atingir o meu âmbito atual e bem mais abrangente, exercendo um ministério diante de milhares de pessoas por meio das conferências da Vida na Palavra e de outros trabalhos de evangelismo. Eu e meu marido, Dave, estamos fazendo a obra para a qual fomos chamados. E, à medida que vamos aperfeiçoando os dons que Deus nos deu, vamos também desenvolvendo nosso po­tencial. Já consigo visualizar meus sonhos e minhas visões sendo realizados. E não creio que isso seja algo que Deus reservou somente para poucos privilegiados. Na verdade, creio que a vontade do Senhor é que todos venham a desenvolver ao máximo o seu potencial.
Deus quer usar sua vida de tal maneira que você jamais poderia ima­ginar. A medida que for lendo este li­vro, eu o encorajo a manter o coração e a mente completamente abertos para ouvir o que Ele quer lhe dizer.

Por: Joyce Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário