quinta-feira, 16 de junho de 2011

A FIGUEIRA E SEU FRUTO

E, de manhã, voltando para a cidade, teve fome; E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. E os discípulos, vendo isto, maravilharam-se, dizendo: Como secou imediatamente a figueira?  Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim...
será feito; E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis. (Mt 21:18-22)
Há na Bíblia 35 citações sobre a figueira

Figueira: árvore que produz figo.
Foi citada em Deuteronômio 8.8: (terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel;) como uma das principais e importantes árvores frutíferas da terra de Canaã.
E o que é que Jesus nos ensina através dessa passagem, ou desse acontecimento Bíblico que ficou registrado na história Bíblica.

1º Que a humanidade está necessitada (com fome) de Deus, de sua palavra:
A Palavra de Deus é literalmente o alimento o qual tem poder para saciar a fome da alma.
A figueira é aquele que conhece e é detentor do conhecimento da palavra de Deus e que tem por obrigação ou determinação alimentar os famintos com essa Gloriosa Palavra.
a) Toda humanidade sente fome, sede, e necessitam de ambos para subsistência de seu corpo de sua vida.
b) Na vida espiritual não é diferente, a alma necessita também de alimento para continuar viva.
c) Por essa razão Jesus se declarou sendo o pão da vida e a água da vida, João 6:35, Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.e que para o homem alcançar a vida eterna é necessário o alimento espiritual que é o próprio Jesus (O Verbo Jo 1.1,14, A Palavra: Apocalipse 19:13).
VERBO Palavra {Jo 1.1-14}. Jesus é o Logos {Ap 19.13} E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus), isto é, a Palavra, que é mais do que expressão falada: é Deus em ação, criando {Gn 1.3}, se revelando {Jo:10.30} e salvando {Sl 107.19-20; 1Jo 1.1-2}.
E quando acendeu aos Céus nos incumbiu dessa responsabilidade; ou seja, em continuarmos o seu ministério, pregando o evangelho.

2º a figueira estava à beira do caminho:
a) Não havia dificuldade para os que passassem pelo caminho para vê-la. Poderiam se aproximar da figueira com facilidade.
b) Tinham ao se aproximarem dela esperança em encontrarem nela algum fruto.
c) Se tivesse fruto poderiam saciar a fome, e assim continuarem sua jornada: revigorados, renovados.

3º A figueira somos nós conhecedores do evangelho.
a) o lugar que estamos (a beira do caminho), significa que estamos sendo visto, sendo observado. Os andantes do caminho estão tendo condições se aproximarem com facilidade, pois estamos no caminho ou a beira do caminho.
b) E muitos se aproximam de nós pela nossa aparente vida espiritual, ou seja, estamos vivos, e arriscam em ir em direção à árvore pensando quem sabe que haja frutos que podem nos alimentar. Mas em muitos casos os crentes estão vivos, mas não estão dando frutos.
c) os crentes são árvores frutíferas, e são reconhecidos dessa maneira, mas muitos se decepcionam, quando se aproximam e vê que na árvore frutífera, não há frutos, mas somente folhas. São somente folhas, é só aparência, não há frutos,
d) E saem decepcionados, pois, e a esperança se desvanece, a tristeza toma conta, e a fome continua, e desolados continuam errantes pelo caminho, pois, tudo que esperavam era saciarem sua fome.


e) Os que passam pelo caminho talvez, não terão chance de encontrar outra árvore pelo caminho onde haja fruto. Talvez não haja tempo de voltar, para verificar em outro tempo se aquela figueira, que ficou para trás a beira do caminho já tenha produzido fruto, a fim de saciar sua fome.
f) Talvez o andante tenha perdido a esperança de voltar e se decepcionar novamente não achando naquela mesma figueira fruto. Talvez o tempo não lhe fora suficiente, em seguindo o seu caminho em chegar próximo de outra figueira, ou para retornarem, e nesse período de tempo, com fome, sem esperança, sem forças para caminharem poderão estar mortos.

4º Se não estivermos dando fruto como será o juízo de Deus sobre nos (A Figueira):
a) Será extremo sobre as nossas vidas.
b) Não haverá mais chance, talvez não haja tempo de produzir fruto, pois, não haverá mais necessidade.
c) o Juízo de Deus sobre as árvores que estão vivas e não estão dando fruto será implacável, sem misericórdia, terá morte certa (nunca mais nasça fruto de ti! (vs. 19b).
d) a nossa morte será iminente, imediata. E a figueira secou imediatamente (19c).

5º a figueira vista ao longe estava com folhas, ou seja, aparentemente estava viva, mas não tinha frutos.
Jesus foi bem objetivo sobre a árvore frutífera:
Mateus 3:10 Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 7:19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. 12:33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Lucas 13:6-9 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 13:7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? 13.8 Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.13:9 Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la.
João 15:2a Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta;

6º Se estivermos dando fruto, devemos observar que tipo de fruto estamos produzindo, e nunca devemos esquecer que árvore frutífera e observada e serve como fonte de alimento para os famintos. Quais são os frutos que devemos produzir:
Romanos 6:22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 5:23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
Efésios 5:9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),
Filipenses 1:11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

ESTAMOS NÓS BUSCANDO OS DONS ESPIRITUAIS?
Somos conhecedores desses dons?
Romanos 11.29 - 12.8 São dons agraciados pelo Pai
Coríntios 12.1 – 14.2. São dons agraciados pelo Espírito Santo
Efésios 4.10-16 – São dons agraciados pelo Filho


7º Mas quando somos árvore que dá fruto seremos vencedores com Cristo, seremos recompensados, teremos nosso tão esperado Galardão: (recompensa, premio, dado a alguém por algo que realizou, dado aos vencedores):
Isaías 40:10 Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa.
Jeremias 31:16 Assim diz o SENHOR: Reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o SENHOR; pois eles voltarão da terra do inimigo.
Lucas 6:35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
João 4:36 E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem. 15.2b: e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. 15:4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.
15:5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer. 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Judas Iscariotes recebeu outro tipo de galardão:
Atos 1:18 Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniqüidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
A fé e o amor são dons de Deus que nos faz produzir frutos que servirá de alimento aos famintos da alma, famintos de Deus.
Que tipo de árvore queremos ser:
A que está viva, porém, só tem folhas, a que está viva e que dá frutos, e por fim receberá galardão, ou a que Deus determina a sua morte. Faça sua escolha.
Jesus Tem pressa em buscar a sua Igreja, a sua Noiva. Amém.

Versículos que mencionam a figueira
Gênesis 3:7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
Juízes 9:10 Então, disseram as árvores à figueira: Vem tu e reina sobre nós. 9:11 Porém a figueira lhes respondeu: Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores?
1 Reis 4:25 Judá e Israel habitavam confiados, cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.
2 Reis 18:31 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as pazes comigo e vinde para mim; e comei, cada um da sua própria vide e da sua própria figueira, e bebei, cada um da água da sua própria cisterna.
Provérbios 27:18 O que trata da figueira comerá do seu fruto; e o que cuida do seu senhor será honrado.
Cantares 2:13 A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.
VERSÍCULOS PARA MEDITAÇÃO 
Isaías 34:4 Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira. 36:16 Não deis ouvidos a Ezequias; porque assim diz o rei da Assíria: Fazei as pazes comigo e vinde para mim; e comei, cada um da sua própria vide e da sua própria figueira, e bebei, cada um da água da sua própria cisterna;
Jeremias 5:17 Comerão a tua sega e o teu pão, os teus filhos e as tuas filhas; comerão as tuas ovelhas e o teu gado; comerão a tua vide e a tua figueira; e com a espada derribarão as tuas cidades fortificadas, em que confias. 8:13 Eu os consumirei de todo, diz o SENHOR; não haverá uvas na vide, nem figos na figueira, e a folha já está murcha; e já lhes designei os que passarão sobre eles.
Oséias 2:12 Devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: Esta é a paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as bestas-feras do campo as devorarão. 9:10 Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como as primícias da figueira nova; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram à vergonhosa idolatria, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.
Joel 1:7 Fez de minha vide uma assolação, destroçou a minha figueira, tirou-lhe a casca, que lançou por terra; os seus sarmentos se fizeram brancos. 1:12 A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. 2:22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor.
Miquéias 4:4 Mas assentar-se-á cada um debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e não haverá quem os espante, porque a boca do SENHOR dos Exércitos o disse.
Habacuque 3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,
Ageu 2:19 Já não há semente no celeiro. Além disso, a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado os seus frutos; mas, desde este dia, vos abençoarei.
Zacarias 3:10 Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará ao seu próximo para debaixo da vide e para debaixo da figueira.
Mateus 24:32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.
Marcos 11:13 E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. 11:20 E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. 11:21 Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. 13:28 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam, e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.
Lucas 13:6 Então, Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 13:7 Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra? 21:29 Ainda lhes propôs uma parábola, dizendo: Vede a figueira e todas as árvores.
João 1:48 Perguntou-lhe Natanael: Donde me conheces? Respondeu-lhe Jesus: Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira. 1:50 Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás.
Tiago 3:12 Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Apocalipse 6:13 as estrelas do céu caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa cair os seus figos verdes.

(POR: Luiz Henrique Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário